Audiometria Infantil

É possível, sim, avaliar a audição em crianças menores de 4 anos!

Para isso, estratégicas específicas e cuidados são necessários para garantir resultados corretos. Chamamos esse exame de Audiometria Infantil Condicionada com Reforço Visual (para bebês e crianças até 4 anos)

A audição é fundamental para o desenvolvimento e comunicação de qualquer criança, principalmente pelo vínculo com a aquisição da fala e da linguagem. Nos primeiros anos de vida, é recomendado fazer a audiometria infantil, que previne e detecta alterações auditivas, além de ajudar na reabilitação precoce das crianças que demonstram problemas.

O exame é feito com o bebê/criança sentado no colo da mãe (ou responsável), dentro de uma cabina com isolamento acústico, com fones de ouvido ou em campo livre. É indolor e usa técnicas lúdicas para envolver o bebê/criança durante a testagem.

A audiometria infantil é feita por um fonoaudiólogo, a pedido de um médico otorrinolaringologista ou pediatra.

Como diferencial, esse exame é feito no Instituto Ganz Sanchez por duas fonoaudiólogas em conjunto. São apresentados sons para a criança e, ao percebê-los, ela deve fazer a tarefa lúdica que foi pedida. O bebê é avaliado pelo tipo de reação que ele apresenta ao perceber os sons. Em geral, dura 40-50 minutos. Crianças mais distraídas ou agitadas podem precisar de duas sessões para não haver comprometimento do resultado.

De acordo com a idade, o exame pode ser feito para:

  • Verificar o desenvolvimento normal da audição, da fala e da linguagem;
  • Detectar deficiência auditiva, mesmo que seja de grau leve, o mais precocemente possível;
  • Antes e depois da cirurgia para colocação de tubo de ventilação nos ouvidos (otite secretora ou “catarro no ouvido”);
  • Ajudar na reabilitação auditiva.
en_USEnglish
Open chat