Tontura, vertigem, desequilíbrio, labirintite ou labirintopatia. O que é e o que fazer?
O que é?
A tontura é uma ilusão de movimento. Pode ser uma instabilidade, desequilíbrio, sensação de queda, desvio da marcha ou uma flutuação.
Quando “o mundo gira”, a tontura chama-se vertigem. Assim como o zumbido, a tontura tem várias causas que podem estar presentes no mesmo indivíduo. Portanto, a avaliação de um especialista é importante para escolher o tratamento mais adequado para cada caso.
As doenças do labirinto são mais freqüentes nos adultos, mas podem ocorrer nas crianças. Nesses casos, ele vem disfarçado: a criança se isola, evita brincadeiras que exigem equilíbrio (bicicleta, pular corda, amarelinha, etc.), tem
medo do escuro ou de altura, dor de barriga freqüente e sem causa aparente, falta de atenção, dificuldade escolar, etc.
Quais as causas?
Nosso equilíbrio não é controlado apenas pelo labirinto (sistema vestibular). Ele depende também das informações que chegam da visão e da propriocepção (orientação sobre a posição e localização do corpo no espaço). Qualquer
alteração ou conflito de informações entre esses três sistemas pode causar uma alteração no equilíbrio, ou seja, tontura.
Exemplos:
- Doenças que afetam o organismo todo (ex: diabetes, pressão alta, hipotiroidismo, aterosclerose, reumatismo, etc.);
- Doenças do ouvido (doença de Ménière, medicamentos ou químicos tóxicos);
- Doenças neurológicas;
- Doenças visuais;
- Infecções;
- Traumatismos cranianos;
- Abuso de cafeína, tabaco, álcool e outros;
- Problemas de coluna cervical;
- Alterações hormonais (TPM, gestação, menopausa, andropausa);
- Deficiência de vitaminas e minerais;
- Problemas psicológicos ou psiquiátricos.
Como trata?
O tratamento das doenças do labirinto deve englobar:
- As causas (ex: diabetes, hipotiroidismo, hipertensão, depressão, etc.)
- Os sintomas (eliminar a tontura e o mal-estar)
- Reabilitação vestibular (exercícios específicos)
A investigação das causas é fundamental. O profissional especializado pode pedir exames para checar a audição e o equilíbrio. Podem ser necessários exames complementares (sangue, tomografia ou ressonância magnética, potenciais auditivos, otoemissões acústicas, processamento auditivo etc). O tratamento das causas é variável.
O sintomático consiste em aliviar a tontura com medicamentos, mas ela pode voltar se as causas não forem tratadas. A reabilitação vestibular consiste de exercícios para reabilitar o labirinto e restabelecer o equilíbrio. Pode ser feita sozinha ou com os medicamentos.