Audiometria Tonal e Vocal

O teste que todos devem fazer em qualquer idade!

A audiometria é um exame básico e fundamental para TODOS os pacientes com zumbido e com intolerância a sons. Ela nos informa se existe alguma lesão nos ouvidos (externo, médio ou interno), mesmo que essa lesão seja pequena a ponto do paciente ainda não percebê-la.

Ela serve para avaliar a menor intensidade de som que cada pessoa precisa para conseguir escutar cada uma das frequências sonoras oferecidas pelo audiômetro. A audiometria que a maioria dos profissionais está acostumada a pedir para os pacientes avalia apenas as frequências sonoras baixas, médias e altas que variam de 250 a 8000 Hz.

O exame é feito com o paciente sentado, dentro de uma cabina com isolamento acústico, usando fones de ouvido do tipo concha conectados ao audiômetro. Como esse exame avalia um ouvido de cada vez e uma frequência sonora de cada vez, é comum o resultado mostrar uma perda auditiva para algumas frequências sonoras que os pacientes ainda não percebem na vida diária – e às vezes nem acreditam nela. Isso acontece porque, no dia a dia, nós escutamos várias frequências sonoras juntas que são percebidas pelos dois ouvidos ao mesmo tempo.

A audiometria tonal e vocal analisa a audição para tons puros nas frequências já mencionadas e também a porcentagem de acertos de palavras monossílabas.

Quando o paciente tem zumbido e/ou hipersensibilidade auditiva, ela deve ser acompanhada de outros complementos, como os que veremos a seguir.

pt_BRPortuguese
Open chat