Entrar na faculdade é um marco enorme em nossas vidas! Eu me lembro muito bem dessa conquista de-li-ci-o-sa e merecida, depois de tanta dedicação aos estudos! Sem falar na vida social, nos vários “novos amigos” e, claro, as famosas festas universitárias.
É a mais pura verdade que alguns “trotes” para os calouros são um exagero e acabam gerando “efeitos colaterais”. Só que as festas dessa moçada alegre – que nem sempre tem maturidade para entender os riscos – também podem prejudicar muito os ouvidos.
Fiquei “pasma” de saber que até 60% dos calouros universitários apresentam algum tipo de perda de audição! Eu não esperava que fosse tanto assim…
Vivemos em uma época com muitos fatores que causam trauma acústico (lesão pelo som), mas nem sempre percebemos o quanto os sons altos podem lesar as células ciliadas do ouvido interno. Só que algumas pessoas têm essas células ainda mais sensíveis que o normal, por isso, ficam mais vulneráveis quando escutam música alta, seja nas festas e baladas, seja no fone de ouvido.
Então, calouros, vamos aproveitar as festas com cuidado, para que terminem a faculdade tão bem quanto começaram! Lembrem-se dos protetores de ouvido e dos intervalos de 10 minutos a cada hora de balada!
O Instituto Ganz Sanchez disponibiliza um material GRATUITO e de qualidade para ajudar quem sofre com zumbido e hipersensibilidades auditivas (misofonia e hiperacusia) e também os seus familiares.
Esse material inclui vídeos e posts sobre curiosidades, aulas, dicas, depoimentos da pesquisa de cura do zumbido e lives do G.A.N.Z. (Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido).
Ele está disponível nos seguintes canais:
Siga-nos, curta e compartilhe.
Se você prefere informação focada em sua necessidade, disponibilizamos nossos produtos:
Se você preferir consulta individual para diagnóstico e tratamento: