CHOCÓLATRAS “DE CASTIGO” TÊM OPÇÃO MAIS SAUDÁVEL E PODEM FACILITAR A VIDA DE SEUS MÉDICOS.

10 jun

Quer coisas maaais gostosa do que as várias versões de chocolate, ainda mais nesse friozinho? Chocolate quente, fondue, cappuccino ou os próprios tabletes e bombons… hummm!
É uma pena que nem todo mundo pode se “esbaldar” nessa guloseima… quem tem zumbido, tontura, ouvido tampado, diabetes (ou pré-diabetes), intolerância à lactose ou ao glúten, gastrite e refluxo gastro-esofágico precisa evitar o consumo de chocolate. Para muitos, isso parece um castigo!

Agora imaginem algo com CARA de chocolate, GOSTO de chocolate, TEXTURA e CHEIRO de chocolate, mas que é uma le-gu-mi-no-sa!!! Pois é, a alfarroba já roubou uma boa parte desse mercado, pois deu origem a vários produtos nutritivos, aceitos por nutricionistas (claro, sem abuso!), com a vantagem de serem isentos de lactose, glúten e açúcar. Há alguns anos, já tem até ovo de Páscoa feito de alfarroba para que ninguém fique de castigo nessa época que o consumo de chocolate vai às alturas.

Às vezes atendo um paciente com zumbido e suspeito claramente de origem metabólica. Fico toda animada, pois para mim, parece que vai ser fácil! Quando explico a necessidade de fazer dieta sem doces para os pacientes por 1 mês (como teste inicial), sempre me surpreendo com a dificuldade que eles acham que vão ter para largar o chocolate (e os doces em geral). Mesmo quem implora e diz “Dra, faço qualquer coisa para melhorar” se vê em maus lençóis inicialmente.

Por isso escrevo esse post. A alfarroba pode ajudar nesses casos e, para quem quer manter uma vida mais saudável, é uma ótima opção se consumida com moderação. Ela tem taninos que são benéficos ao coração e às artérias, mas em excesso podem dificultar a absorção de proteínas e minerais.


O Instituto Ganz Sanchez disponibiliza um material GRATUITO e de qualidade para ajudar quem sofre com zumbido e hipersensibilidades auditivas (misofonia e hiperacusia) e também os seus familiares.

Esse material inclui vídeos e posts sobre curiosidades, aulas, dicas, depoimentos da pesquisa de cura do zumbido e lives do G.A.N.Z. (Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido).

Ele está disponível nos seguintes canais:

  • Instagram @zumbidonoouvido: aqui as lives ao vivo ocorrem aos domingos às 17h17.
  • Youtube.com/zumbidonoouvido - Tanit Ganz Sanchez
  • TV Zumbido
  • facebook.com/InstitutoGanzSanchez
  • Siga-nos, curta e compartilhe.


    Se você prefere informação focada em sua necessidade, disponibilizamos nossos produtos:

  • O treinamento online “ABCZ DO ZUMBIDO” é dinâmico e direto ao ponto. Os três módulos “Entendendo o Zumbido”, “Investigando o Zumbido” e “Tratando o Zumbido” ajudam tanto o público que sofre quanto os profissionais que os atendem. Clique aqui e assista uma aula grátis.
  • O livro “QUEM DISSE QUE ZUMBIDO NÃO TEM CURA?” é leitura fácil e rápida com informações de qualidade. Você pode adquirir a versão impressa pelo nosso site ou o e-book para ler no Kindle, computador, tablet e celular.

  • Se você preferir consulta individual para diagnóstico e tratamento:

  • fazemos atendimento à distância por vídeo-chamada para atender quem mora fora de SP. Mais informações podem ser obtidas por mensagem de whatsapp empresarial 11-30215251.
  • Compartilhar:
    pt_BRPortuguese
    Open chat