Falamos muito sobre zumbido esse ano, né? Por via das dúvidas, vamos dar uma recapitulada?
Entre as causas estão a poluição sonora (principalmente a que nós mesmos provocamos, usando som alto ou exagerando na balada sem tampões e descanço); a alimentação, quando é rica em açúcar, cafeína ou gordura; o estresse; o envelhecimento, já que a perda auditiva também pode causar zumbido; o cigarro (que faz mal pra tudoooo); excesso de cera e, em casos mais raros, tumores.
Prevení-lo é muitooo mais fácil que remediá-lo. Usar tampões ou protetores quando for ficar em ambientes com muitos ruídos; descansar o ouvido, dormindo sem música ou televisão; manter o volume dos aparelhos de som e do fone de ouvido na metade da capacidade; só tomar até 3 xícares de café por dia; evitar gorduras e frituras; não pular refeições para não ficar muito tempo em jejum são coisas ao alcance de todos!
E ainda tem aquelas nossas dicas clássicas, que quase já viraram mantras:
1- Zumbido tem tratamento, sim!
2- Quanto mais cedo cuidar, maior a chance de melhora significativa ou até de cura (sabiam que o Instituto Ganz Sanchez está pesquisando casos de cura junto com a Itália?).
3- Zumbido não é normal, mesmo depois da balada ou show. Mesmo que dure pouco, é um dos primeiros sinais de que seus ouvidos são vulneráveis a som alto.
4- Não aceite “você terá que se acostumar com o zumbido” como resposta. Mesmo que ele não suma totalmente, pode melhorar parcialmente e isso certamente vai ajudar você.
5- Procure um profissional que se importe com o zumbido; felizmente, há cada vez mais deles por aí!
Nem um de nós az milagres, pelo menos por enquanto J Mas enquanto tiver gente pensando que zumbido não tem tratamento nenhum, falaremos incansavelmente sobre tudo o que já conseguimos ampliar os horizontes nesses quase 20 anos de estudo e muito trabalho!
O Instituto Ganz Sanchez disponibiliza um material GRATUITO e de qualidade para ajudar quem sofre com zumbido e hipersensibilidades auditivas (misofonia e hiperacusia) e também os seus familiares.
Esse material inclui vídeos e posts sobre curiosidades, aulas, dicas, depoimentos da pesquisa de cura do zumbido e lives do G.A.N.Z. (Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido).
Ele está disponível nos seguintes canais:
Siga-nos, curta e compartilhe.
Se você prefere informação focada em sua necessidade, disponibilizamos nossos produtos:
Se você preferir consulta individual para diagnóstico e tratamento: