Ouvidos e intestinos: o que eles têm em comum?

Quando entrei na Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da USP, o Professor Titular Aroldo Miniti já falava que o ouvido era um órgão frágil, por isso ele ficava doente antes de outras partes do corpo.

Aquela frase sempre ficou na minha mente. Anos depois, quando decidi que ia me aventurar a explorar o universo desconhecido do zumbido, fui vendo cada vez mais a profundidade daquela frase.

Veja se faz sentido: os ouvidos trabalham 24 horas/dia (até enquanto dormimos) e consomem energia continuamente, mas não têm estoque para armazená-la.
Para garantir essa força de trabalho, o “delivery” de energia pelo sangue precisa ser frequente, mas 2 detalhes são cruciais:

1- toda a circulação do sangue que chega ao ouvido precisa passar por uma artéria de calibre muito fino (artéria auditiva interna) e, portanto, mais sujeita a ser obstruída por placas de gordura típicas de pessoas com pressão alta, diabetes ou colesterol e triglicérides altos.

2- quantidade ou qualidade da energia a ser enviada ao ouvido pode estar prejudicada pelo jejum prolongado (falta de delivery) ou pela ingesta frequente de doces, cafeína, cigarro, álcool (delivery de má qualidade).

Em resumo: com tanta coisa podendo atrapalhar a quantidade ou qualidade da entrega de energia pelo único vaso sanguíneo do ouvido, faz todo o sentido a frase do Prof. Aroldo! Por isso, há mais de duas décadas temos divulgado a importância do estilo de vida para evitar problemas do ouvido interno, como zumbido, perda auditiva, tontura e intolerância a sons. Você verá várias delas nas nossas redes sociais e em outros sites da internet.

Sempre recomendamos atenção a 3 pilares fundamentais para uma vida saudável: alimentação equilibrada, atividade física regular e uma válvula de escape para lidar com o estresse diário. Isso serve para preservar a função do ouvido, do sistema digestivo e de vários órgãos do corpo!

Para finalizar, o Instituto Ganz Sanchez apoia o Março Azul-Marinho, campanha que alerta sobre a prevenção do câncer de intestino grosso (colorretal). Como a maioria dos tumores, o aparecimento do câncer intestinal é fruto da vida não saudável, como obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e excessos alimentares.

Lembrando a sabedoria por trás da frase “o ouvido é um órgão frágil”, fique alerta ao que os seus ouvidos estão tentando te contar.

 

O Instituto Ganz Sanchez disponibiliza MUITO MATERIAL GRATUITO e DE QUALIDADE na TV Zumbido e nas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) para ajudar a população. Aproveite para (re)vê-los e saber mais sobre isso!

E se você prefere material mais focado para descobrir detalhes, disponibilizamos 2 produtos:

1) O treinamento online o “ABC…Z DO ZUMBIDO” é dinâmico e direto ao ponto. Os 3 módulos “Entendendo o Zumbido”, “Investigando o Zumbido” e “Tratando o Zumbido” ajudam tanto para o público que sofre como os profissionais que atendemAssista uma aula grátis!

2) O livro “QUEM DISSE QUE ZUMBIDO NÃO TEM CURA?” é leitura fácil e rápida para otimizar o tempo.

Caso precise de consulta online, também estamos preparados para ajudar de modo personalizado! Escreva para contato@institutoganzsanchez.com.br ou mande uma mensagem de whatsapp para 11-3021-5251.


O Instituto Ganz Sanchez disponibiliza um material GRATUITO e de qualidade para ajudar quem sofre com zumbido e hipersensibilidades auditivas (misofonia e hiperacusia) e também os seus familiares.

Esse material inclui vídeos e posts sobre curiosidades, aulas, dicas, depoimentos da pesquisa de cura do zumbido e lives do G.A.N.Z. (Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido).

Ele está disponível nos seguintes canais:

  • Instagram @zumbidonoouvido: aqui as lives ao vivo ocorrem aos domingos às 17h17.
  • Youtube.com/zumbidonoouvido - Tanit Ganz Sanchez
  • TV Zumbido
  • facebook.com/InstitutoGanzSanchez
  • Siga-nos, curta e compartilhe.


    Se você prefere informação focada em sua necessidade, disponibilizamos nossos produtos:

  • O treinamento online “ABCZ DO ZUMBIDO” é dinâmico e direto ao ponto. Os três módulos “Entendendo o Zumbido”, “Investigando o Zumbido” e “Tratando o Zumbido” ajudam tanto o público que sofre quanto os profissionais que os atendem. Clique aqui e assista uma aula grátis.
  • O livro “QUEM DISSE QUE ZUMBIDO NÃO TEM CURA?” é leitura fácil e rápida com informações de qualidade. Você pode adquirir a versão impressa pelo nosso site ou o e-book para ler no Kindle, computador, tablet e celular.

  • Se você preferir consulta individual para diagnóstico e tratamento:

  • fazemos atendimento à distância por vídeo-chamada para atender quem mora fora de SP. Mais informações podem ser obtidas por mensagem de whatsapp empresarial 11-30215251.
  • Share: