ZUMBIDO E INSÔNIA – NINGUÉM MERECE!

18 dez

Não é segredo para ninguém que nós recebemos pacientes com zumbido do Brasil inteiro e ainda de outros países da América Latina.

Os pacientes variam de A a Z e alguns deles chegam em estado la-men-tá-vel na primeira consulta, seja porque os médicos que atenderam antes falaram que tinha que aprender a conviver ou porque os remédios que tomaram não deram certo ou porque eles estão numa fase difícil da vida… mas sem dúvida, uma coisa que “pega” muito é a insônia.

Na verdade, a maioria acha que não dorme bem por causa do zumbido e ele é culpado “sem dó nem piedade” pelos pacientes como um grande vilão pelas noites mal dormidas. Isso até faz algum sentido e eu achava isso natural. Quando comecei a passar um zoom nessa questão, percebi que muitas pessoas já não dormiam bem antes do zumbido aparecer! Portanto, claro que o zumbido não pode ser o vilão da história nesses casos…

Portanto, lá fui eu “de volta para a escola”… um ano inteirinho fazendo curso de especialização sobre distúrbios do sono e polissonografia! Hoje, olhando com outros olhos, percebo: 1. Como tem coisa nessa vida que pode nos fazer perder o sono, incrível!!! Zumbido pode ser uma delas, mas dificilmente é a única; 2. Se o seu sono é muito superficial (o tal do “sono leve”, típico de pessoas muito agitadas e aceleradas, que não se permitem descansar), fica mais fácil você perceber outros estímulos, como uma luz acesa, o som de um pernilongo ou uma dor no ombro.

Aos poucos vou explicando mais detalhes em outros posts, mas… já deu para ver que nem sempre o zumbido é o culpado por noites mal dormidas. Se ele sumisse como num passe de mágica, muitas pessoas continuariam dormindo mal porque têm perfil para isso. Dormir bem é fundamental para a saúde física e mental. Se precisar de ajuda, existem métodos mais sofisticados e precisos para ajudar a entender o problema!

 


O Instituto Ganz Sanchez disponibiliza um material GRATUITO e de qualidade para ajudar quem sofre com zumbido e hipersensibilidades auditivas (misofonia e hiperacusia) e também os seus familiares.

Esse material inclui vídeos e posts sobre curiosidades, aulas, dicas, depoimentos da pesquisa de cura do zumbido e lives do G.A.N.Z. (Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido).

Ele está disponível nos seguintes canais:

  • Instagram @zumbidonoouvido: aqui as lives ao vivo ocorrem aos domingos às 17h17.
  • Youtube.com/zumbidonoouvido - Tanit Ganz Sanchez
  • TV Zumbido
  • facebook.com/InstitutoGanzSanchez
  • Siga-nos, curta e compartilhe.


    Se você prefere informação focada em sua necessidade, disponibilizamos nossos produtos:

  • O treinamento online “ABCZ DO ZUMBIDO” é dinâmico e direto ao ponto. Os três módulos “Entendendo o Zumbido”, “Investigando o Zumbido” e “Tratando o Zumbido” ajudam tanto o público que sofre quanto os profissionais que os atendem. Clique aqui e assista uma aula grátis.
  • O livro “QUEM DISSE QUE ZUMBIDO NÃO TEM CURA?” é leitura fácil e rápida com informações de qualidade. Você pode adquirir a versão impressa pelo nosso site ou o e-book para ler no Kindle, computador, tablet e celular.

  • Se você preferir consulta individual para diagnóstico e tratamento:

  • fazemos atendimento à distância por vídeo-chamada para atender quem mora fora de SP. Mais informações podem ser obtidas por mensagem de whatsapp empresarial 11-30215251.
  • Compartilhar:
    pt_BRPortuguese
    Open chat