O ouvido é uma das maravilhas da natureza… apesar de minúsculo, funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive enquanto dormimos… e faz tudo isso SEM ter um estoque de energia para garantir esse funcionamento constante.
Por isso, a chegada do sangue contendo nutrientes que forneçam energia para o ouvido trabalhar direitinho precisa ser muito eficiente! Só que, para piorar as coisas, o ouvido interno (parte que transforma os sons em energia elétrica) só tem um único vaso sanguíneo (artéria auditiva interna) para a chegada desse sangue. Por isso, qualquer doença que provoque estreitamento desse vaso sanguíneo pode piorar a circulação do sangue nesse território e diminuir a função dos ouvidos.
Quais são essas doenças? Várias! Entre elas: colesterol e/ou triglicérides altos, hipertensão, diabetes ou pré-diabetes, vasculites, insuficiência vascular cerebral etc. Como essas doenças são comuns e o zumbido também é, muitas pessoas não relacionam uma coisa com a outra e acabam menosprezando a responsabilidade dessas doenças sobre o ouvido!
Se esse é o seu caso, procure um otorrino focado em zumbido e avalie sua saúde em geral. Lembre-se: a prevenção sempre é o melhor remédio. Precisamos pensar em melhorar o nosso “hoje” e o nosso “amanhã”!
O Instituto Ganz Sanchez disponibiliza um material GRATUITO e de qualidade para ajudar quem sofre com zumbido e hipersensibilidades auditivas (misofonia e hiperacusia) e também os seus familiares.
Esse material inclui vídeos e posts sobre curiosidades, aulas, dicas, depoimentos da pesquisa de cura do zumbido e lives do G.A.N.Z. (Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido).
Ele está disponível nos seguintes canais:
Siga-nos, curta e compartilhe.
Se você prefere informação focada em sua necessidade, disponibilizamos nossos produtos:
Se você preferir consulta individual para diagnóstico e tratamento: