Vimos uma notícia sobre os fones de ouvido intra-auriculares, aqueles que ficam lá dentro do canal auditivo. Muita gente pode achar que eles são mais prejudiciais aos nossos ouvidos – e com razão -, mas veja o detalhe do início da matéria:
“Fones intra-auriculares (in ear) são aqueles que entram no canal do ouvido e isolam boa parte do som externo, permitindo que você ouça música com qualidade sonora e com um volume mais baixo — algo bastante recomendado para quem usa fones por períodos muito longos”. (Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/fone-de-ouvido/47978-como-usar-fones-intra-auriculares-corretamente-.htm#ixzz2neNQyY8x)
Aí que está a questão: quanto melhor abafador de ruído que o fone tem, menos ruído externo ele deixa passar para o seu ouvido e menor o volume que você precisa colocar seu aparelho para ouvir gostoso… ou seja, menor o risco de lesar o ouvido.
Isso também acontece com aqueles fones que voltaram à moda, em formato de concha, que protegem todo o ouvido e também isolam um pouco ou totalmente o som externo.
Porém, para todos os tipos de fones, os conselhos são os mesmos:
1- Procure produtos de qualidade (com abafador de ruído)
2- Modere o volume, evitando ultrapassar a metade da potência de cada aparelho
3- Modere no tempo de uso, evitando ultrapassar mais de 2 horas seguidas; faça intervalos regularmente.
Dicas importantíssimas, principalmente nesta época de viagens e passeios. Cuidem dos seus ouvidos enquanto descansam nessas férias!
O Instituto Ganz Sanchez disponibiliza um material GRATUITO e de qualidade para ajudar quem sofre com zumbido e hipersensibilidades auditivas (misofonia e hiperacusia) e também os seus familiares.
Esse material inclui vídeos e posts sobre curiosidades, aulas, dicas, depoimentos da pesquisa de cura do zumbido e lives do G.A.N.Z. (Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido).
Ele está disponível nos seguintes canais:
Siga-nos, curta e compartilhe.
Se você prefere informação focada em sua necessidade, disponibilizamos nossos produtos:
Se você preferir consulta individual para diagnóstico e tratamento: