Em 09/12 foi Dia do Fonoaudiólogo, o profissional que é a “cara metade” dos otorrinos, em especial daqueles que se dedicam mais ao ouvido e à laringe.
Desde o início da minha carreira, sempre tive a sorte de ter bons fonoaudiólogos por perto. Eles são fundamentais para fazer um bom exame audiométrico, que é parte fundamental da avaliação do paciente com zumbido. Depois que decidi que incluiria também a acufenometria na minha avaliação de rotina (por causa do meu vínculo com a Tinnitus Research Initiative), eles ficaram mais fundamentais ainda para melhorar minha avaliação de cada paciente e determinar o melhor caminho para cada um seguir.
Além disso, eles também são importantes quando decido que o tratamento de um ou outro paciente precisa ser feito através de tecnologia. São eles que vão testar aparelhos (para audição e/ou zumbido), emprestar para o teste domiciliar e ajudar o paciente a se decidir pelo melhor ajuste em cada ouvido.
Isso tudo, sem falar na avaliação do processamento auditivo (sabe aquelas pessoas que “ouvem, mas não entendem”?) Eles fazem a avaliação desses casos e depois acompanham o treinamento auditivo de cada paciente, seja criança, adulto ou idoso.
Assim, no nosso dia a dia há muitas coisas que são feitas em parceria entre otorrinos e fonos! Juntos somos mais fortes e podemos fazer mais por cada paciente, seja com zumbido no ouvido ou com outros problemas. Por isso, mais uma vez fica aqui o meu “muito obrigada”!!
O Instituto Ganz Sanchez disponibiliza um material GRATUITO e de qualidade para ajudar quem sofre com zumbido e hipersensibilidades auditivas (misofonia e hiperacusia) e também os seus familiares.
Esse material inclui vídeos e posts sobre curiosidades, aulas, dicas, depoimentos da pesquisa de cura do zumbido e lives do G.A.N.Z. (Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido).
Ele está disponível nos seguintes canais:
Siga-nos, curta e compartilhe.
Se você prefere informação focada em sua necessidade, disponibilizamos nossos produtos:
Se você preferir consulta individual para diagnóstico e tratamento: