Há anos uso nas palestras e nas consultas o exemplo da cefaleia (dor de cabeça) quando quero que as pessoas entendam melhor o zumbido.
Sim, de dor de cabeça todo mundo entende um pouco, mas de zumbido… o conhecimento popular é quase zero! Então, é mais fácil explicar um conhecimento novo fazendo um elo com um conhecimento antigo.
Veja abaixo algumas das coisas que o zumbido (Z) e a cefaleia (C) têm em comum:
1- são muito comuns em pesquisas populacionais:
Z = 22% (USP)
C = 11% (Sociedade Brasileira de Cefaleia)
2- têm vários tipos e graus
– leve a incapacitante, esporádico ou duradouro, recente ou antigo, acometimento de um lado ou dois (ouvido ou cabeça)
3- têm várias causas
– origem no próprio órgão afetado (ouvido ou cabeça) ou de outras partes do corpo
4- algumas das causas provocam os dois sintomas na mesma pessoa
– especialmente as que têm relação com estilo de vida: erros de alimentação, pouca hidratação, falta de atividade física, sono inadequado, exposição a poluição eletromagnética, falta de cuidado das doenças de base (hipertensão, diabetes etc), falta de manejo de conflitos etc.
5- podem ser o fator mais limitador da qualidade de vida
– atrapalham o sono reparador, a concentração nas atividades do estudo ou do trabalho, a manutenção do equilíbrio emocional e a participação na vida social
6- têm vários tratamentos
– desde a correção específica do fator causal e a mudança de hábitos de vida até medicamentos e opções mais sofisticadas
7- têm resultados melhores com equipe multidisciplinar
– médicos (otorrinos, neuros, psiquiatras, fisiatras etc), psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas etc
8- têm sua campanha específica de divulgação (dia e mês do ano)
Z = 11/11 – Novembro Laranja
C = 19/05 – Maio Bordô
O Instituto Ganz Sanchez apoia o Maio Bordô e contribui para sua divulgação.
Está gostando dos nossos conteúdos?
O Instituto Ganz Sanchez disponibiliza muito MATERIAL GRATUITO e de QUALIDADE na TV Zumbido e nas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) para ajudar a população. Aproveite para (re)vê-los e saber mais sobre isso!
Se você prefere material mais focado para o seu caso, você vai gostar do:
1) treinamento online o “ABC…Z DO ZUMBIDO”: é dinâmico e direto ao ponto. Os 3 módulos “Entendendo o Zumbido”, “Investigando o Zumbido” e “Tratando o Zumbido” ajudam tanto para o público que sofre como os profissionais que atendem. Assista uma aula grátis!
2) livro “QUEM DISSE QUE ZUMBIDO NÃO TEM CURA?”: leitura fácil e rápida, que resume nossa experiência desde 1994 e nossa pesquisa científica com casos de cura.
Caso precise de consulta online individual, estamos preparados para ajudar de modo personalizado! Escreva para contato@institutoganzsanchez.com.br ou mande uma mensagem de whatsapp para 11-3021-5251. Você também pode entrar em contato através do Telegram.
Sempre se pode melhorar alguma coisa.
Até a próxima!
O Instituto Ganz Sanchez disponibiliza um material GRATUITO e de qualidade para ajudar quem sofre com zumbido e hipersensibilidades auditivas (misofonia e hiperacusia) e também os seus familiares.
Esse material inclui vídeos e posts sobre curiosidades, aulas, dicas, depoimentos da pesquisa de cura do zumbido e lives do G.A.N.Z. (Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido).
Ele está disponível nos seguintes canais:
Siga-nos, curta e compartilhe.
Se você prefere informação focada em sua necessidade, disponibilizamos nossos produtos:
Se você preferir consulta individual para diagnóstico e tratamento: