Você que é mamãe já teve ou já ouviu alguma amiga comentar sobre o tal zumbido no ouvido durante a gravidez?
Pois bem, a gente sabe que as alterações hormonais no corpo da mulher grávida, causam mudanças visíveis e bem conhecidas, né?
Mas, um sintoma não tão conhecido assim é o tal zumbido no ouvido, uma percepção de sons que outras pessoas não percebem, como apitos, chiados, entre outros.
É necessário prestar atenção, porque o zumbido pode aparecer nas situações de anemia, que é mais comum durante o segundo trimestre da gestação, ou de hipertensão arterial, que é mais comum no terceiro trimestre.
Também existem causas hereditárias da doença e perda auditiva que começam nessa época, ou podem piorar, caso já tenham começado antes da gravidez. Chato isso, né? Um exemplo mais conhecido é a otosclerose, uma doença óssea que envolve o estribo, um dos menores ossos do corpo.
Por isso, em todas essas situações, sugere-se que a gestante procure por um otorrinolaringologista especializado para identificar o real problema
O Instituto Ganz Sanchez disponibiliza um material GRATUITO e de qualidade para ajudar quem sofre com zumbido e hipersensibilidades auditivas (misofonia e hiperacusia) e também os seus familiares.
Esse material inclui vídeos e posts sobre curiosidades, aulas, dicas, depoimentos da pesquisa de cura do zumbido e lives do G.A.N.Z. (Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido).
Ele está disponível nos seguintes canais:
Siga-nos, curta e compartilhe.
Se você prefere informação focada em sua necessidade, disponibilizamos nossos produtos:
Se você preferir consulta individual para diagnóstico e tratamento: