O que você sente quando algo está errado na parte externa do ouvido?

22 jun

Dor, coceira, sensação de tampado ou saída de secreção (clara, pus ou sangue). Mais raramente: zumbido, perda auditiva, hipersensibilidade a sons e tontura, mas esses costumam ser problemas da parte interna do ouvido.

Procure seu otorrinolaringologista de confiança! Quanto antes tratar, melhor!


Rolha de cera

A cera não é sujeira! Ela é uma proteção contra bactérias. O ouvido usa a cera como hidratante ou lubrificante; depois, os pelos a expulsam para fora do canal. Por isso, não remova a cera que está dentro do canal com nenhum objeto (hastes de algodão, grampos, palitos etc).

O jeito certo de limpar o ouvido é esperar a cera ser expulsa (porque já foi usada) e remover apenas essa parte com toalha ou lenço umedecido, sem colocar nada dentro do ouvido. Assim você não se machuca, não perfura o tímpano e nem empurra a cera mais para dentro. Algumas pessoas produzem excesso de cera e ela se acumula no canal, causando ouvido tampado, perda auditiva ou zumbido. Só nesses casos, ela deve ser removida.

Descamação de pele

A pele do canal do ouvido é como a do resto do corpo: ela também descama de vez em quando.

Às vezes, pedaços de pele descamada ficam presos no canal do ouvido e precisam ser removidos da mesma maneira que ocorre com a cera.

Sensação de água no ouvido:

Se a água ficar presa no canal do ouvido, pingue algumas gotas de álcool com um conta-gotas. Como ele evapora rápido, o ouvido seca logo e o desconforto melhora.

Veja nosso vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=QFQo44WoFL0. ATENÇÃO: NÃO FAÇA isso se você tiver perfuração no tímpano!

Eczema

A pele do canal também pode ter alergia, como a do resto do corpo: ela coça, solta uma “aguinha” e descama.

Pode ser algo simples, mas o uso de hastes de algodão para aliviar a coceira pode provocar dor e piorar o problema. Procure seu médico!

Fungos (otomicose)

Fungos gostam de locais úmidos e quentes, por isso a micose afeta várias partes da pele, inclusive os ouvidos.

Ela é mais trabalhosa para tratar do que as infecções por vírus e bactérias. Quando ela se repete na mesma pessoa, deve-se avaliar se o sistema imunológico (nossa defesa) está alterado.

Perfuração do tímpano

O tímpano é uma membrana fina que protege 3 pequenos ossos (martelo, bigorna e estribo). Ele pode perfurar por infecção (otite), acidente com hastes de algodão ou mudança abrupta de pressão e altitude. Pode cicatrizar logo ou ficar perfurado.

Nesses casos, deve-se evitar a entrada de água nos ouvidos para evitar infecções.

O tratamento das perfurações que duram mais de 3 meses costuma ser cirúrgico.

O tratamento das perfurações que duram mais de 3 meses costuma ser cirúrgico.

Lembre-se: a Medicina é cheia de detalhes e individualidades.

Qualquer problema deve ser sempre investigado pelo seu médico de confiança para poder ser tratado da melhor maneira possível!


O Instituto Ganz Sanchez disponibiliza um material GRATUITO e de qualidade para ajudar quem sofre com zumbido e hipersensibilidades auditivas (misofonia e hiperacusia) e também os seus familiares.

Esse material inclui vídeos e posts sobre curiosidades, aulas, dicas, depoimentos da pesquisa de cura do zumbido e lives do G.A.N.Z. (Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido).

Ele está disponível nos seguintes canais:

Siga-nos, curta e compartilhe.


Se você prefere informação focada em sua necessidade, disponibilizamos nossos produtos:

  • O treinamento online “ABCZ DO ZUMBIDO” é dinâmico e direto ao ponto. Os três módulos “Entendendo o Zumbido”, “Investigando o Zumbido” e “Tratando o Zumbido” ajudam tanto o público que sofre quanto os profissionais que os atendem. Clique aqui e assista uma aula grátis.
  • O livro “QUEM DISSE QUE ZUMBIDO NÃO TEM CURA?” é leitura fácil e rápida com informações de qualidade. Você pode adquirir a versão impressa pelo nosso site ou o e-book para ler no Kindle, computador, tablet e celular.

Se você preferir consulta individual para diagnóstico e tratamento:

  • fazemos atendimento à distância por vídeo-chamada para atender quem mora fora de SP. Mais informações podem ser obtidas por mensagem de whatsapp empresarial 11-30215251.
Compartilhar:
pt_BRPortuguese
Open chat